As consequências custosas de uma explosão

Pense nos efeitos devastadores que uma explosão poderia causar na sua fábrica ou instalação de produção. Ela poderia ser interrompida por dias ou até semanas. A interrupção dos negócios e a perda de produtividade resultante podem colocar sua empresa em desvantagem competitiva no mercado. O custo da cobertura segurada poderia aumentar drasticamente. Ou pior, seus funcionários poderiam sofrer ferimentos sérios, e até fatais.

Como isso acontece?

Uma explosão de deflagração depende de cinco elementos: combustível, oxigênio, dispersão, fonte de ignição e um espaço confinado. Seu processo gera esses elementos? O combustível pode ser um material a granel disperso como uma nuvem de partículas finas, um gás inflamável ou um químico volátil que pode criar vapores. O oxigênio está presente na maioria dos processos industriais. A ignição pode ser gerada por uma chama, um arco de solda, uma combustão espontânea ou por faísca de fricção/eletrostática. Por fim, a maioria dos processos industriais pode propiciar o espaço confinado. Quando os cinco elementos se juntam, existe o potencial para explosão na sua fábrica.

Como se desenvolve

Uma explosão é uma onda de combustão (ou deflagração) que se propaga em velocidade menor que a do som. A frente de chama viaja inicialmente em velocidades lentas, mas aumenta a velocidade rapidamente, o que forma a alta pressão inicial, ou onda de choque. Como muitos processos industriais não são projetados para suportar as pressões geradas em uma explosão, há uma ruptura no processo que libera uma onda de choque e uma chama de pressão destrutiva. O dano subsequente pode incluir uma explosão secundária muito maior que ocorre quando a primária atinge as camadas de pó na fábrica, além do incêndio pós-explosão.

 

A perda média em dólares por incidente explosivo em um ano típico é de $3,4 milhões.

As perdas totais por explosões são quatro vezes a quantidade de perdas de todas as outras causas, inclusive incêndios.



As explosões contabilizam menos de 4% de todas as interrupções, mas quase 40% de todas as perdas.


Preocupado com seu risco de explosão?
Obtenha agora a opinião de um especialista!