COMPONENTES DO SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA EXPLOSÕES


Componentes

Seja a supressão, a ventilação ou isolamento a melhor solução de proteção contra explosões, a IEP Technologies oferece os produtos certos para atender às suas necessidades. Nossos componentes de sistema passam por uma série de testes terceirizados para obter as aprovações exigidas, por exemplo, pela ATEX e NFPA. Como cada ameaça de proteção contra explosões é única, nós oferecemos diferentes tipos de detectores de explosão, unidades de controle e supressores sob medida para o projeto do sistema de proteção de cada aplicação individual.

UNIDADES DE CONTROLE

  • Zona única (EX 100.1/200) e multizona (unidade de controle EX-8000)
    Zona única (EX 100.1/200) e multizona (unidade de controle EX-8000)

    Uma unidade de controle é baseada em microprocessador e tem funções de controle e verificação. Ela é composta de circuitos de controle e carregamento de bateria, uma fonte de energia e um painel frontal que inclui as funções de controle e indicação visíveis por uma janela resistente a arranhão. A unidade é embalada em um invólucro projetado para fornecer resistência contra contaminação e poeira. O terminal de acesso foi projetado cuidadosamente para facilitar a instalação.

    Quaisquer sinais emergentes da pressão de explosão ou sensores de chama são gravados, testados e avaliados pela unidade de controle. As linhas de monitoramento e ativação são continuamente verificadas quanto a quebra de fio, falha à terra e curto-circuito. Além disso, um sistema automático de autoteste garante que todas as funções importantes da unidade de controle sejam verificadas eletronicamente. Essas unidades de controle fornecem contatos de relé de problema para a integração de processo e também contatos de relé de alarme para notificação, caso ocorra uma atuação do sistema.

    Baixe a folha de dados de zona única
    Baixe a folha de dados de zonas múltiplas

DETECÇÃO

  • Sistema de detecção dinâmica SmartDS
    Sistema de detecção dinâmica SmartDS

    Células de medição dinâmica no detector registram mudanças de pressão. Assim que os valores de pressão pré-programados são excedidos, o detector reage em microssegundos para disparar um alarme. O detector MEX tem até dois sensores cerâmicos dentro de um invólucro único e resistente. Esse é o único detector com saída baseada em algoritmo e lógica de tomada de decisão com base em testes de explosão de larga escala, conhecimento especializado e experiência de aplicação. A saída e lógica de decisão fornecem a maior segurança de detecção ao avaliar a diferença entre um aumento da pressão de explosão e as variações de pressão do processo. Os sensores celulares da cerâmica tornam o detector mais resistente ao dano mecânico e poeiras, gases e líquidos corrosivos. Através de uma caixa terminal de campo (“FAB”), o detector MEX pode ser conectado a várias unidades de controle.

    As vantagens competitivas do detector MEX incluem:

    Detecção de pressão dinâmica baseada no perfil temporal característico do aumento de pressão associado às ocorrências de explosão confinada. O aumento significante de imunidade a falso alarme, além da segurança de detecção.

    Utiliza duas células sensíveis à pressão para aumentar a segurança e redundância de detecção.

    Unidade programável de campo para acomodar uma vasta gama de condições de perigo e processo. Também possui uma memória de histórico para o ponto de ajuste de programação durante o comissionamento, além de diagnóstico de incidente após a ativação.

    Baixe a folha de dados

  • Detector de pressão estática
    Detector de pressão estática

    Os detectores de pressão estática são usados em processos estáveis que só têm um limite (ponto no qual o detector é ativado). O detector é ajustável em campo, além de aprovado para FM. Esses detectores são normalmente montados em pares com espaçadores de isolamento de vibração para minimizar o risco de falsos alarmes devido a erros do operador. Os detectores de pressão estática são confiáveis, seguros e têm um histórico comprovado.

    Baixe a folha de dados

  • Detectores de infravermelho e infravermelho ultravioleta
    Detectores de infravermelho e infravermelho ultravioleta

    Os detectores óticos incluem os detectores de infravermelho (“IV”) e infravermelho ultravioleta (“IV-UV”) integrados em sistemas de prevenção de explosão para aplicações específicas. O detector de IV é usado tipicamente em rede de dutos interconectados para sistemas de manuseio de poeira. O detector IV-UV é usado em sistema de proteção de gás combustível ou vapor como salas de enchimento de aerossol e salas de armazenamento químico.

    Baixe a folha de dados IR-13
    Baixe a folha de dados IV/UV

SUPRESSORES

  • Supressor Pistonfire II
    Supressor Pistonfire II

    O supressor PistonFire consiste de um cilindro de armazenamento de supressor pressurizado e um corpo de válvula que contém invólucro à prova de água e de ignição por poeira da National Electrical Manufacture’s Association (“NEMA”). O invólucro NEMA protege o mecanismo automático, o interruptor de pressão, o medidor de pressão, a válvula de enchimento, o interruptor de supervisão OSHA e as conexões de fiação de campo. O invólucro NEMA é completamente vedado por cobertura parafusada e um conector à prova de explosão de rápida desconexão para facilitar a conexão com a fiação de campo. Após detectar uma explosão incipiente, o supressor recebe um sinal automático. O mecanismo automático inicia a liberação rápida de um supressor pressurizado de químico seco na área protegida em milissegundos.

    As vantagens competitivas incluem:

    Aprovação DOT, TC: pressurizado e testado contra vazamento na fábrica e enviado para o local vs. pressurização e testes de vazamento nas instalações do cliente

    Interruptor monitorado e integrado pela última versão da NFPA 69

    Iniciadores não explosivos, seguro de manusear (sem restrições ATF ou UN)

    Placa de bloqueio OSHA pela última versão da NFPA 69

    Os bocais podem ser inspecionados no local (NFPA 69) vs. remoção ou entrada no reservatório por outras companhias.

    Baixe a folha de dados

  • Supressores E-HRD
    Supressores E-HRD

    O supressor E-HRD é projetado para instalação em todos os tipos de reservatórios, dutos e tubos para poeiras, gases e misturas híbridas. A válvula do supressor é fechada com um disco em domo e anel de vedação, e depois pressurizada com nitrogênio. Os dispositivos automáticos estão embaixo do disco em domo, e são um detonador e uma carga corta linha. Em aproximadamente 1,5 milissegundos, a carga corta linha abre um buraco sulcado de aproximadamente 300 graus em volta do disco em domo. Assim que ele é cortado, o nitrogênio pressiona o disco para baixo e toda a seção cruzada fica disponível para o fluxo do pó supressor. A descarga otimizada do pó supressor é atingida por um sistema especial de bocais.

    Baixe a folha de dados

  • Extintor químico seco esférico
    Extintor químico seco esférico

    O extinto químico seco HRD é projetado para descarregar supressor em milissegundos e apagar uma explosão incipiente dentro de um reservatório de processamento ou bloquear a propagação da chama pela rede de dutos interconectados. É um contêiner esférico e recarregável construído de uma liga de aço de alta força. Ele consiste de um contêiner de armazenamento, válvula de preenchimento, conjunto de válvula de disco explosivo, placa de segurança, cabo automático longo de 76 cm (30 pol.) e atuador acionável explosivo. Um anel de elevação é fornecido para manuseio fácil.

    Baixe a folha de dados

  • Supressor PHRD
    Supressor PHRD

    Esses supressores são usados para supressão de explosão por gases, vapores solventes e poeiras combustíveis. Os supressores entregam grandes quantidades de supressor que apagam uma chama de explosão em seus estágios iniciais, assim prevenindo um aumento de pressão que chegue a proporções perigosas.

    Um contêiner cilíndrico de liga de aço preenchido com 3 kg, 4 kg ou 16 kg de pó supressor e pressurizado a 60 bar (880 psi) com nitrogênio seco. Dentro do flange há uma aba articulada suportada por um feixe que é mantido fechado por um trinco. Dois atuadores não-explosivos operados por pistões são usados para iniciar a abertura. Quando os atuadores são ativados por um impulso elétrico da unidade de controle associada, os pistões movem o ferrolho que permite que a aba se abra. O nitrogênio expele o supressor em grandes quantidades através do conjunto dispersor no volume protegido.

    Baixe a folha de dados

DISPOSITIVOS DE ISOLAÇÃO

  • Válvula de isolamento de alta velocidade
    Válvula de isolamento de alta velocidade

    A válvula de isolamento de alta velocidade fornece uma solução para aplicações vitais de isolamento de explosão. Ela opera em milissegundos para fornecer uma barreira mecânica dentro da tubulação. A válvula de isolamento de alta velocidade tem um corpo de aço inoxidável incorporando uma válvula de portão em aço inoxidável. A válvula é projetada para suportar a onda de pressão de 150 psi de uma deflagração sem deformação. O fechamento é atingido em milissegundos pela descarga rápida de nitrogênio em um atuador de pistão. O nitrogênio é fornecido por um botijão de alta taxa de descarga da IEP Technologies. A detecção é fornecida tipicamente por um detector de pressão de explosão da IEP Technologies O detector é monitorado por uma unidade de controle da IEP Technologies que fornece supervisão, alarme, ação do sistema e processo de desligamento. As aplicações típicas para a válvula incluem isolamento de explosão dos coletores de poeira, moinhos, ventiladores, linhas de recuperação de vapor, secadores e outros equipamentos de processamento interconectados.

    Baixe a folha de dados

  • Válvula de isolamento passiva IsoFlap™ - Válvula Oscilante
    Válvula de isolamento passiva IsoFlap™  - Válvula Oscilante

    Para equipamentos de processamento montados fora ou próximos a uma parede externa, a ventilação de liberação de explosão é um método de proteção viável. Porém, para proteger o equipamento a montante, é vital que o método de proteção inclua um meio de mitigar a propagação da chama e de materiais ardentes de volta. Isso pode ser conseguido através de um sistema de isolamento ativo (químico ou mecânico) ou por uma válvula passiva de isolamento. A válvula de isolamento passivo de explosão é um dispositivo de ação automática que fornece uma barreira mecânica para mitigar a propagação da chama e queima de materiais no equipamento a montante. A válvula de isolamento passiva fornece recursos exclusivos para esse estilo de válvula, inclusive um sensor de acúmulo, sensor de desgaste e painel interface.

    Baixe a folha de informações do produto

  • Isolação passiva Ventex - Válvula de boia
    Isolação passiva Ventex - Válvula de boia

    Para equipamentos de processamento montados fora ou próximos a uma parede externa, a ventilação de liberação de explosão é um método de proteção viável. Porém, para proteger o equipamento a montante, é vital que o método de proteção inclua um meio de mitigar a propagação da chama e de materiais ardentes de volta. Isso pode ser conseguido através de um sistema de isolamento ativo (químico ou mecânico) ou por uma válvula passiva de isolamento. A válvula de isolamento passivo de explosão é um dispositivo de ação automática que fornece uma barreira mecânica para mitigar a propagação da chama e queima de materiais no equipamento a montante.

VENTILADORES E VENTILADORES SEM CHAMAS

  • Ventiladores de explosão sem chama
    Ventiladores de explosão sem chama

    Muitos reservatórios de processamento estão localizados dentro de um edifício ou outra área onde a ventilação de explosão padrão não pode ser empregada com segurança. Para essas aplicações, os ventiladores de explosão sem chama podem ser a melhor solução de proteção. O ventilador sem chama consiste de um dispositivo ventilador com um apagador de chama integrado. Quando há explosão, o dispositivo de ventilação se abre e direciona a explosão ventilada através do apagador de chama, no qual os gases são resfriados ao passar pelo material apagador da chama, evitando assim que as chamas se espalhem para as áreas próximas. Os controles eletrônicos integrados mantêm o pessoal da fábrica informado sobre o status do sistema.

    Baixe a folha de dados

  • Ventiladores de explosão
    Ventiladores de explosão

    Os painéis de ventiladores de explosão da IEP Technologies são projetados para minimizar o dano nos reservatórios de processamento, dutos e outras estruturas industriais no evento de uma deflagração envolvendo materiais combustíveis. Eles são dispositivos de alívio projetados para rompimento a uma pressão predeterminada, permitindo ventilar as bolas de fogo e a pressão da deflagração para uma área segura. Esses painéis ventiladores de alta eficiência se encaixam às paredes e, às vezes, ao telhado de um reservatório de processamento, e estão disponíveis em uma variedade de tamanhos, configurações, classificações e materiais para atender às aplicações específicas. Os estilos incluem painéis retangulares ou redondos, com domo ou ventilação plana. As opções incluem painéis de ventilação isolados e sensores de ruptura para indicar se um painel se romper.

    Baixe a folha de dados


Preocupado com seu risco de explosão?
Obtenha agora a opinião de um especialista!