As soluções de ventilação de explosão por poeira podem ser fornecidas com uma gama de acessórios, de componentes de assistência à instalação aos sensores de interface com dispositivos de controle. Detalhes sobre a gama completa de acessórios de ventilação podem ser vistos aqui.
Acessórios para ventiladores de explosão.
Todos os discos são fornecidos com vedações integradas do flange "instaladas de fábrica". O material padrão é EPDM e pode ser usado de -40 °C a +120 °C. Como alternativa, os seguintes materiais padrão estão disponíveis:
Silicone branco FDA -50 °C a +200 °C
Klinger -100 °C a +400 °C
Cerâmica -100°C a +900 °C
Outros materiais fornecidos sob pedido
O isolamento consiste de uma lã mineral à prova de fogo segundo DIN 1259. O isolamento é diretamente montado no "lado ventilado" do ventilador de explosão e é protegido por uma coberta leve de alumínio com vedação impermeável. Ele é preso ao disco para evitar que voe durante a ventilação. O isolamento BRILEX não tem efeito sobre a capacidade e eficiência da ventilação de alívio. Isso foi provado por organismos certificados em muitos testes de explosões dinâmicas. A grossura opcional do isolamento pode ser fornecido para atender às especificações do cliente.
Isolamento BRILEX - KE.
O flange de saída necessário para os tipos GE / KE também pode ser fornecido. O seguinte material está disponível: Aço carbono zincado ou aço inoxidável.
O sensor de explosão tipo SE pode ser instalado para monitorar uma instalação. O sensor sinaliza a abertura de um disco de explosão para que equipamentos como exaustores e válvulas rotatórias possam ser desligadas. Os sensores SE são instalados separadamente e também logo acima do ventilador de explosão. Isso permite a fácil adaptação dos sensores SE às instalações existentes. Eles também são adequados para a indústria alimentícia.
O sensor SE é complementado por um sensor HT, que também é adequado para uso em altas temperaturas.
Outra alternativa é o Sensor SE- WIRE.
O laço do cabo é arrebentado quando o ventilador de explosão se abre. Isso resulta na interrupção do circuito elétrico e gera um sinal contínuo e altamente resistente. O sinal comunica a explosão e a instalação é imediatamente desligada.