Coletores de poeira


Aplicação

Os coletores de poeira são usados como reservatórios de recebimento e coleta de poeira. Eles separam a poeira da corrente de ar ao empregar uma gama de sacos ou cartuchos de filtragem. O ar carregado de poeira desacelera ao entrar no coletor, deixando um pouco de sua carga de poeira no funil do coletor que esvazia pela válvula gaveta rotatória. A poeira mais leve é varrida para os componentes do filtro, dos quais é removida periodicamente pelas explosões de ar ou por mecanismos de agitação.


Perigo

Se o material manuseado por um processo for combustível, a poeira que ele gera pode ser explosiva. Os coletores de poeira coletam a poeira mais fina e, portanto, mais fácil de se incendiar em um processo. Por essa razão, os coletores de poeira são os reservatórios de processamento mais comumente protegidos. Muitos coletores de poeira lidam com cargas de poeira que estão abaixo do limite de explosividade. Porém, no período em que os componentes de filtro são limpados, a agitação ou os jatos de ar reversos podem gerar concentrações explosivas. Sob estas condições, só é preciso uma fonte de ignição para desencadear uma explosão. Isto pode acontecer por eletricidade estática ou partículas ardentes do equipamento a montante, tais como moinhos e secadores. Além de dano ao coletor de poeira, a deflagração pode se propagar para os equipamentos conectados. O NFPA 654 exige que a isolação da deflagração seja considerada para deter a propagação da chama entre os reservatórios interconectados.

Considerações sobre sistemas de proteção

Os sistemas de proteção para ciclones devem acomodar a necessidade de manter lisa a parede do reservatório interno para o desempenho eficiente do ciclone. Os sistemas de supressão da IEP Technologies conseguem isso usando conjuntos de dispersores embutidos para a dispersão do supressor.

Descrição do sistema de proteção

Para os coletores de poeira montados fora ou próximos a uma parede externa, a ventilação de liberação de explosão é um método de proteção viável. A proteção é fornecida por uma ventilação de liberação de explosão que rompe a uma pressão de explosão predeterminada para aliviar a pressão causada pela deflagração. Para os equipamentos de processamento internos e longe da parede externa, ventilações sem chama se tornam uma opção viável. Com as ventilações sem chama, a chama é apagada e os gases são resfriados ao passarem pela tela de metal inoxidável.Um coletor de poeira está frequentemente localizado dentro da fábrica, tornando a proteção por ventilação de liberação de explosão muitas vezes impraticável. A solução é uma sistema de supressão de explosão. Neste sistema, os detectores de pressão de explosão montados no coletor detectam a excursão da pressão de uma explosão iminente. Os detectores transmitem um sinal ao painel de controle, que aciona extintores de alta taxa de descarga e simultaneamente interrompem o processo. Os extintores montados no coletor são projetados para descarga rápida de supressores e apagam a bola de fogo antes que ela alcance pressões máximas. Um extintor de isolamento montado no duto de entrada evita a dispersão aos equipamentos de processamento a montante.


Preocupado com seu risco de explosão?
Obtenha agora a opinião de um especialista!